Área do Associado
Padrão e Qualidade
Os desafios da APROLEITE ao longo dos últimos 12 anos passam, entre tantos aspectos, pela qualidade do produto. Para manter os melhores contratos, a busca pela qualidade é uma constante. Para atender a esta solicitação do mercado, a Associação proporciona assistência técnica  especializada na qualidade do leite.
 
Outros projetos incluem palestras para o aperfeiçoamento de técnicas. Ainda em parceria com o SEBRAE e empresas compradoras promovem o Educampo, projeto de gestão, que disponibiliza para os seus associados ampla avaliação das atividades da pecuária. “O produtor que não trabalha com os números da fazenda: reprodução, recria, nutrição, produção tem dificuldades para se manter no mercado. Nós buscamos fortalecer nossos associados, para sermos uma associação forte”.
 
Sobre a qualidade, a APROLEITE conta ainda com a análise semanal da Clínica do Leite, um setor do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo.
 
Os produtores que não conseguem manter o índice de qualidade são orientados e através da análise sabem o quanto podem perder ou ganhar com as mudanças no manejo. Ou seja, manter a sanidade dos animais e a qualidade do leite significa maiores rendimentos no final da comercialização.
 
Os produtores estão mais conscientes e cada vez mais preocupados com a qualidade. O leite é um alimento nobre, então tem que ser de boa qualidade. A política da Associação forte está focada na qualidade do leite e na união dos associados, pois uma vez negociado nós temos a garantia do contrato pelo menos por um ano ou de até dois anos.
 
Para conseguir boas negociações os padrões de qualidade na APROLEITE se aproximam dos previstos pelas Instruções Normativas 51 e 62. Na Associação os padrões previstos são menos que 20 para CTM (Contagem Total Microbiológica), embora a legislação permita até 100 mil. Sobre a CCS (Contagem de Células Somáticas) a meta é estar abaixo de 400 mil. 
Aproleite - Sudoeste de Minas

contato

Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 4050
Passos / MG
(35)3526-2345
aproleitepassos@gmail.com

a associação

Criada para dar sustentabilidade econômica aos seus associados, a APROLEITE - Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste de Minas, com sede em Passos/MG, chega à marca dos 13 anos de fundação, no dia 29 de novembro de 2016, com conquistas relevantes para os produtores associados.

Leia Mais